Querem apostar quanto?
O time dos sonhos que venceria a Copa com um pé nas costas acaba de ser eliminado. Neste exato momento estão sendo fabricadas dezenas (centenas? milhares?) de teorias conspiratórias mirabolantes comprovando que tudo estava combinado, que os jogadores e a CBF receberam uma bolada (de dólares) para perder a partida e facilitar o caminho da Alemanha rumo ao tetra.
Ninguém vai lembrar que o time venceu os dois primeiros jogos da primeira fase sem apresentar um futebol convincente, em lances isolados contra times medianos. Nem vão lembrar que passou um sufoco nas oitavas contra outro time mediano e que só marcou três gols porque a marcação da defesa da equipe africana era muito ruim. Que o time tinha laterais lentos, que o meio campo não marcava de forma combativa, que o ataque não tinha movimentação, nada.
O que nos remete a outra derrota para a França, esta em 1998. Com o tempo as pessoas também esqueceram que aquele time já havia perdido naquela Copa para a mediana seleção da Noruega, que passou um sufoco danado contra a Dinamarca, que tinha uma defesa ruim. Também parecem não ter idéia do impacto psicológico devastador que é tomar dois gols em menos de dez minutos, jogando com torcida contra e ainda com seu melhor jogador fora de condições de jogo.
E tanto em 98 quanto agora, sobressaiu-se a organização tática da equipe francesa, que tanto lá como cá soube preencher os espaços do campo, não deixando os brasileiros jogarem, e mantendo o jogo cadenciado no campo adversário até surgir a chance de fazer o gol, e a partir de então administrar o resultado, deixando que o adversário se exaspere com o passar do tempo e o placar adverso.
Tudo isso para dizer que, sim, a França mereceu vencer o jogo pela disciplina tática e pela forma como ocupou bem os espaços do próprio campo quando era atacada, ao mesmo tempo em que conseguia manter o domínio da bola no campo do adversário. Essa foi uma partida sobretudo recomendada para aqueles que acreditam que tática não ganha jogo.
Mas voltando ao início da conversa, querem apostar quanto como essas teorias farão sucesso assim que forem lançadas?
<< Home