sexta-feira, julho 21, 2006

Guia de como (não) resolver problemas

Repare em alguns discursos da moda a respeito da última crise do Oriente Médio. Eles demonstram muito bem como não se deve proceder quando se tenta resolver um problema.

Saber como o problema nasceu, rastrear suas raízes é ótimo, satisfaz a curiosidade intelectual e pode até ajudar concretamente. Só que diagnosticar as razões não é suficiente. Não basta saber que o estado de Israel foi construído em cima de um território onde outro povo viva. Isso não vai fazer o estado de Israel desaparecer da região (voltarei a esta questão posteriormente).

O primeiro passo então é reconhecer as coisas como elas são: existe um estado judeu, e ele é cercado por povos muçulmanos governados por ditaduras que adoram incendiar o panorama externo para desviar a atenção de todos da pobreza e da falta de liberdade às quais submetem seus povos. A pergunta inicial é: quem deu o primeiro tapa?

Quanto a isso não há dúvida: foram o Hamas e o Hezbollah, ao seqüestrarem soldados israelenses. Militantes do Hamas, aliás, vinham usando suas bases na faixa de Gaza para bombardear a cidade israelense de Asqelon.

E há um fato incontestável: Israel fez duas grandes concessões unilaterais. Uma em 2000, desocupando o sul do Líbano (onde estavam havia vinte anos), e outra ano passado, desocupando a faixa de Gaza. Israel fez o que os "pacifistas" dos mais diversos matizes dizia que funcionaria: cedeu território ao inimigo e passou a pressioná-lo menos.

O resultado aí está. Os palestinos não usaram a liberdade de movimentos na faixa de Gaza para construir as bases de um estado minimamente funcional; pelo contrário, mergulharam na anarquia de guerras entre grupos rivais, e os jihadistas aproveitaram a bagunça para intensificar os ataques contra alvos israelenses. No caso do Líbano, a coisa é ainda mais grave, pois com a desocupação do sul, o Hezbollah simplesmente perdeu sua razão de existir (o grupo surgiu com o objetivo específico de expulsar Israel do sul do Líbano). O Hezbollah desarmou suas milícias? Não, usou a liberdade de movimentos para fortalecer suas bases e aumentar o poder de fogo de atacar Israel.

Levando-se em conta esses fatos, qualquer um que acredite que o Hamas e o Hezbollah querem algum tipo de entendimento pacífico com Israel é um idiota ou um canalha intelectual. Negociação só pode existir entre dois lados que possuem um objetivo em comum (a paz, a manutenção de territórios etc.). Se um dos lados não aceita a existência do outro, não há paz possível. Israel, portanto, não tem outra opção. Ou reage com sua típica truculência a toda e qualquer agressão, ou cometerá um suicídio como nação.

Dito isso, vamos para a segunda, mais complicada e crucial parte do problema: o Líbano. Mais precisamente, duas ditaduras que usam o Líbano como instrumento para atacar Israel: Síria e Irã. Ambos financiam grupos terroristas palestinos; do Irã vem o dinheiro e da Síria o apoio logístico ao Hezbollah. Vale lembrar que a Síria colonizou (essa é a palavra correta) o Líbano de 1976 até o ano passado, quando o regime de Damasco assassinou um político popular libanês contrário à presença de tropas sírias no país. Tueini, outro político carismático anti-Síria, foi morto ano passado em circunstâncias suspeitíssimas. A Síria saiu do Líbano, mas vem demonstrando que não vai abrir mão de exercer o seu poder no país. Somente a comunidade internacional pode tirar as garras de Bashar Assad do Líbano.

De tal forma que os civis libaneses realmente são os coitadinhos da história. O Hezbollah como partido político tem representação minúscula, e concentrada em vilarejos do sul. Beirute é anti-Hezbollah em peso. Só que a culpa das mortes e da destruição no país não deve recair sobre as costas de Israel, e sim de quem usa covardemente os civis libaneses como escudo humano para promover suas ações terroristas. Bush, direto e simplório como sempre, foi direto ao ponto: "a Síria tem que acabar com aquela m. no Líbano". Ao contrário de muitos analistas políticos com ares intelectuais, o rude caubói texano ao menos sabe onde está o problema.

Resumindo: a bola, em tese, está com o governo libanês. Se ele deseja paz com Israel, deve neutralizar o Hezbollah e ocupar a fronteira com seus exércitos (vale lembrar que Jordânia e Egito também expulsaram jihadistas anti-Israel de suas fronteiras, e convivem pacificamente com o estado judeu). O fator Síria é que embola as variáveis da equação. Damasco não quer perder a chance de aporrinhar Israel sem se expor, usando o povo libanês como bucha de canhão. Os libaneses querem paz depois de anos de guerra civil e opressão síria. Cabe a eles dizerem que não querem mais ser joguetes de Bashar Assad e mandar a Síria se entender diretamente com Israel.

(Amanhã: a questão palestina vista através de um filme).


Meu Profile No Orkut
Bjorn Lomborg
Instituto Millenium
Apostos
Instituto Federalista
Women On Waves
Instituto Liberal
Liberdade Econômica
NovoMetal
Mises Institute
Adam Smith Institute
Wunderblogs
Escola Sem Partido
Diogo Mainardi
Ateus.Net
Aventura das Partí­culas
Sociedade da Terra Redonda
Projeto Ockham
In Memoriam (Fotolog)
CocaDaBoa

O Pequeno Burguês
A Desjanela Dela
Alessandra Souza
Alexandre Soares Silva
Blog Da Santa
Breves Notas
Butija
Cris Zimermann
Canjicas
Diplomatizando
De Gustibus Non Est Disputandum
Fischer IT
FYI
Janer Cristaldo
Jesus, me Chicoteia
Leite de Pato
Liberal, Libertário, Libertino
Livre Pensamento
Meu Primeiro Blog
O Barnabé
Paulo Polzonoff
Pura Goiaba
Radical, Rebelde, Revolucionário
Rodrigo Constantino
The Tosco Way Of Life
Viajando nas Palavras

Anton Tchekhov
Boris Pasternak
Charles Baudelaire
Gabriel Garci­a Márquez
Henrik Ibsen
Pär Lagerkvist
Jack London
Nikos Kazantzakis
Oscar Wilde
Stendhal
William Somerset Maugham

Dogville
American Beauty
Dead Poets Society
A Beautiful Mind
M.A.S.H.
Crash
Once Upon A Time In America
Casablanca
Hotel Rwanda
Eternal Sunshine of a Spotless Mind
A Clockwork Orange
Gegen Die Wand
Pi
Pirates of Silicon Valley

A-Ha
After Forever
Anathema
Anno Zero
Ayreon
Black Sabbath
Emperor
Engenheiros do Hawaii
Helloween
Iced Earth
Iron Maiden
Judas Priest
Lacrimosa
Lacuna Coil
Limbonic Art
Moonspell
Pink Floyd
Scorpions
Stratovarius
The Dresden Dolls
The Sins Of Thy Beloved
Therion
Vintersorg

Bezerra da Silva
Carl Orff
Fágner
Falcão
Franz Liszt
Fryderik Chopin
Ludwig Von Beethoven
Raul Seixas
Richard Wagner
Sergei Prokofiev
Sergei Rachmaninov
Zé Ramalho

Ayn Rand
David Hume
Friedrich Nietzsche
Harold Bloom
José Ortega Y Gasset
Jean-Paul Sartre
John Stuart Mill


Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site 

I support Denmark in its struggle for the freedom of speech