As 12 Leis da Burocracia Estatal
1.Lei da Prioridade: “Insista bastante tempo em que há uma necessidade e ela aparecerá. Ignore bastante tempo uma necessidade e ela desaparecerá”.
2.Lei da Solução dos Problemas: “A maior causa dos problemas são as soluções. Por trás de todo grande problema existe um pequeno problema lutando para crescer”. Corolário: “Jamais resolva problema algum”.
3.Lei da Decisão: “Se você pode evitar uma decisão, evite-a. Se conseguiu alguém que possa evitar por você, não o evite. Se ambos não conseguem evitar a decisão, sugiram a criação de uma comissão”.
4.Lei do Orçamento-Programa: “As despesas devem se expandir até o consumo tota da verba. O tempo necessário deve se estender além do prazo limite”.
5.Lei da Revisão: “Nunca haverá tempo para se fazer certo, mas sempre haverá tempo para se refazer”.
6.Lei do Empenho (1): “Deve-se evitar ao máximo o término de um trabalho. Quando um trabalho está atrasado, os envolvidos não recebem novas incumbências”.
7.Lei do Enpenho (2): “Nunca se torne insubstituível. Quem não pode ser substituído também não pode ser promovido”.
8.Lei da Responsabilidade: “Se mais de uma pessoa é responsável por um erro de cálculo, nenhuma o é”.
9.Lei da Comissão: Quando a solução de um problema exige muitas reuniões, com o tempo as reuniões se tornam mais importantes que o problema”.
10.Lei do Cronograma: “Um projeto mal planejado demora o triplo do tempo previsto. Já um projeto bem planejado deve demorar, no máximo, o dobro”.
11.Lei da Pressa: “Nunca deixe para amanhã o que pode ser feito semana que vem”.
12.Lei da Reciprocidade: “Nunca acuse seu chefe de incompetente. Se ele não o fosse, você já teria sido despedido”.
Extraídas da coletânea de artigos de João Mellão Neto, Nu com a mão no bolso. Um pequeno apanágio de grandes preciosidades que me custou míseros dois reais.
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