quarta-feira, julho 18, 2007


Explicando rapidamente a situação para quem não é daqui e não acompanhou o imbróglio: a arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) deu uma entrevista para a TV Câmara (cujo sinal é retransmitido pela TV Assembléia local). Depois de muito falar sobre o trabalho na área e outras coisas mais, interpelaram-na sobre política e ela disse o que até as pedras do Parque Nacional da Serra da Capivara sabem: que os governos estadual e federal prometeram um aeroporto internacional para São Raimundo Nonato em 2003, com prazo para entrega em 2005. Quatro anos e mais de 20 milhões de reais depois, o aeroporto se resume a uma enorme pista de terra batida cercada de caatinga por todos os lados.

Claro que os apparatchiks petistas que mandam no estado depois de terem comprado toda a oposição (inclusive aqueles que eles criticaram por duas décadas) não engoliriam uma insubmissão dessas. A arqueóloga foi convocada para "se explicar" na Assembléia Legislativa, e foi submetida a uma verdadeira inquisição. João de Deus "Torquemada" (PT) e Xavier Neto "Vichinski" (PR) acusaram-na de ter má fé e o objetivo de prejudicar o estado, adotando a velha tática leninista de acusar os outros de fazer o que eles próprios fazem.

Agora chega o momento da reflexão: quando uma cidadã comum é interrogada por dar opiniões, sabemos que a democracia está se corroendo e o autoritarismo se fortalecendo. Em qualquer democracia que faça jus a tal designação, uma pessoa só pode ser convocada a se explicar caso seja suspeita de autoria ou cumplicidade em algum crime, ou testemunha do mesmo. Mas Niède também errou ao comparecer. Deveria ter passado uma descompostura no NKVD governista e lembrado que enquanto cidadã ela jamais se veria na obrigação de ter que explicar opiniões e pontos de vista pessoais. Ela não disse que havia corrupção, apenas incompetência e má gestão, e nem mesmo atribuiu estas a pessoas ou instituições específicas. Falou o que todos nós falamos todos os dias nas mesas de bar, na cozinha durante o almoço e em conversas com os amigos. E foi convocada a se explicar e "provar" o que estava dizendo. Aqui chegamos ao cúmulo: a Gestapo do governador Wellington Dias e seu reichsführer João de Deus estabeleceram o princípio segundo o qual o cidadão precisa provar que é inocente, e não os poderes constituídos provarem que ele incorreu em alguma falta.

Que tal se o governo parasse de acusá-la e de nos inundar todos os dias com propaganda mentirosa e resolvesse cuidar dos nossos sítios arqueológicos? Muitos piauienses não sabem, mas o nosso estado é cheio de sítios com pinturas rupestres. Só na região de Castelo do Piauí, que conheço bem por minha família ser de lá, há vários locais com inscrições e vestígios arqueológicos. Centenas de outros estão espalhados pelos quatro cantos desse estado. E todo esse patrimônio está abandonado, sem proteção alguma, à mercê das intempéries naturais e da ignorância e do vandalismo humanos, e ninguém toma providência alguma. Quantos sítios de importância crucial para se definir quando começou o povoamento do continente americano já devem ter sido perdidos? Nem os especialistas da Fundham fazem idéia.

Do jeito que as coisas vão indo daqui a pouco o governador Wellington Dias coloca uma túnica púrpura, uma coroa e um cetro, se auto-intitula Imperador Wellington I e constrói um pelourinho na frente do palácio de Karnak, sede do governo estadual, onde todos aqueles que ousaram falar mal de sua excelsa majestade serão amarrados no troncho e receberão trinta chibatadas. Tendo comprado toda a oposição local e sendo aliado do empresário mais rico do estado, o poder dele é quase absoluto. Se depois de publicar esse post eu for convocado à delegacia do meu bairro para "prestar esclarecimentos", não se surpreendam. Eu me darei por satisfeito de não terminar no pau de arara.

Marcadores: ,


Meu Profile No Orkut
Bjorn Lomborg
Instituto Millenium
Apostos
Instituto Federalista
Women On Waves
Instituto Liberal
Liberdade Econômica
NovoMetal
Mises Institute
Adam Smith Institute
Wunderblogs
Escola Sem Partido
Diogo Mainardi
Ateus.Net
Aventura das Partí­culas
Sociedade da Terra Redonda
Projeto Ockham
In Memoriam (Fotolog)
CocaDaBoa

O Pequeno Burguês
A Desjanela Dela
Alessandra Souza
Alexandre Soares Silva
Blog Da Santa
Breves Notas
Butija
Cris Zimermann
Canjicas
Diplomatizando
De Gustibus Non Est Disputandum
Fischer IT
FYI
Janer Cristaldo
Jesus, me Chicoteia
Leite de Pato
Liberal, Libertário, Libertino
Livre Pensamento
Meu Primeiro Blog
O Barnabé
Paulo Polzonoff
Pura Goiaba
Radical, Rebelde, Revolucionário
Rodrigo Constantino
The Tosco Way Of Life
Viajando nas Palavras

Anton Tchekhov
Boris Pasternak
Charles Baudelaire
Gabriel Garci­a Márquez
Henrik Ibsen
Pär Lagerkvist
Jack London
Nikos Kazantzakis
Oscar Wilde
Stendhal
William Somerset Maugham

Dogville
American Beauty
Dead Poets Society
A Beautiful Mind
M.A.S.H.
Crash
Once Upon A Time In America
Casablanca
Hotel Rwanda
Eternal Sunshine of a Spotless Mind
A Clockwork Orange
Gegen Die Wand
Pi
Pirates of Silicon Valley

A-Ha
After Forever
Anathema
Anno Zero
Ayreon
Black Sabbath
Emperor
Engenheiros do Hawaii
Helloween
Iced Earth
Iron Maiden
Judas Priest
Lacrimosa
Lacuna Coil
Limbonic Art
Moonspell
Pink Floyd
Scorpions
Stratovarius
The Dresden Dolls
The Sins Of Thy Beloved
Therion
Vintersorg

Bezerra da Silva
Carl Orff
Fágner
Falcão
Franz Liszt
Fryderik Chopin
Ludwig Von Beethoven
Raul Seixas
Richard Wagner
Sergei Prokofiev
Sergei Rachmaninov
Zé Ramalho

Ayn Rand
David Hume
Friedrich Nietzsche
Harold Bloom
José Ortega Y Gasset
Jean-Paul Sartre
John Stuart Mill


Se gostou desse blog, inclua um botão no seu site 

I support Denmark in its struggle for the freedom of speech